Ler e escrever em espaços educativos – Vera Cruz

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Ler e escrever em espaços educativos

EAD

Inscrições

Faça parte da turma 2025:

Sobre

Criada em 2011, a especialização Formação de Escritores é o primeiro programa de criação literária em nível de pós-graduação no Brasil. Nosso corpo docente é composto por especialistas em criação literária, escritores experientes e premiados. Os cursos de Ficção e Roteiro atendem a um público amplo de escritores aspirantes ou em início de carreira, roteiristas, jornalistas, redatores, críticos literários, editores e ainda profissionais de diversas áreas envolvidas com a escrita, como psicanalistas, médicos, advogados e professores. O curso Ler e escrever em espaços educativos atende a professores e escritores que queiram se dedicar ao ensino de leitura e escrita em qualquer nível de ensino.

Acreditamos que todos os profissionais que ensinam a ler e escrever devam construir, além dos fundamentos teóricos acerca das práticas de leitura e escrita, vivências como leitores e escritores. Assim, a partir da própria experiência, os professores podem compreender melhor os processos cognitivos e emocionais e os conhecimentos em jogo nesses atos de linguagem. De posse dessa aprendizagem, podem, então, estimular em seus alunos o desenvolvimento das habilidades necessárias para se tornarem leitores e escritores com visão crítica, autonomia e competência no uso da linguagem escrita.

O Instituto Vera Cruz é membro da Associação Europeia de Programas de Escrita Criativa (EACWP).

Pré-requisitos

Formação superior em qualquer área de estudos e aprovação no processo seletivo.

Duração

4 semestres.

As disciplinas têm a duração de três semestres, sendo a última disciplina voltada para a elaboração do TCC. O último semestre é reservado à preparação do TCC, com atendimento de dúvidas.

Carga horária

370 horas.

Dias e horários

Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h00, na modalidade EAD, todas síncronas. As aulas ficam gravadas, e os alunos poderão rever conteúdos ou assistir às aulas de que não participaram.

Início das aulas em 06 de março de 2025.

Mensalidade

R$ 760,00

O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas mensais iguais.

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Programa do Curso

Este curso foi desenvolvido para oferecer a você, professor ou professora que trabalha em qualquer nível de ensino – do 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, em ambiente escolar ou centros culturais, uma oportunidade de imersão prática em atividades de leitura e escrita. Nosso objetivo é que, ao longo do curso, você amplie seu repertório como leitor/a e escritor/a, tornando-se ainda mais preparado/a para mediar a relação de seus alunos com textos de diferentes gêneros.

Acreditamos que, para ensinar leitura e escrita de forma eficaz, é fundamental que os professores vivenciem essas práticas de maneira ativa e reflexiva. Durante o curso, você terá a chance de ler e escrever em parceria com escritores e outros profissionais da área, enriquecendo sua experiência e fortalecendo sua capacidade de ensinar de forma diversificada e contextualizada.

Com base nessa experiência prática, você estará mais apto/a a identificar as necessidades e interesses de seus alunos, adaptando suas estratégias de ensino para criar um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade de textos e de vozes. Assim, você estará preparado/a para abordar esses textos de maneira crítica e criativa em sala de aula.

Ao final do curso, esperamos que se sinta mais confiante e inspirado/a para desempenhar seu papel como mediador/a do conhecimento, promovendo um ensino de leitura e escrita que seja rico, dinâmico e significativo para seus alunos.

Objetivos do curso

  1. Promover práticas de leitura e escrita de maneira ativa e reflexiva, visando ampliar o repertório pessoal e profissional dos participantes para que possam mediar de forma mais eficaz a relação entre seus alunos e textos de diferentes gêneros.
  2. Incentivar a colaboração com escritores e profissionais da área para enriquecer as práticas pedagógicas dos participantes, diversificando e contextualizando suas abordagens de leitura e escrita no ensino.
  3. Capacitar os participantes a identificar as necessidades, interesses e dificuldades de seus alunos em relação à leitura e à escrita, e a adaptar estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade de textos e vozes no ambiente de aprendizagem.
  4. Desenvolver habilidades críticas e criativas nos participantes para a mediação de textos de diferentes gêneros, preparando-os para promover um ensino de leitura e escrita rico, dinâmico e significativo.
  5. Orientar os participantes na criação e execução de atividades pedagógicas que integrem as práticas de leitura e escrita com as demandas e contextos específicos de seus alunos, visando a construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e participativo.
  6. Estimular a criatividade e a expressão autoral dos participantes, utilizando a literatura e a escrita criativa como ferramentas pedagógicas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Estrutura do curso

Carga horária

As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h00. É um curso totalmente EAD, com 370 h de duração, distribuídas em dois anos. Dessas, 262 h são atividades síncronas (todas as aulas) e 108 h são atividades assíncronas. Todas as atividades assíncronas serão orientadas e supervisionadas pelos professores.

TCC

Como trabalho de conclusão de curso (TCC), os estudantes devem apresentar um portfólio contendo os textos escritos durante o curso e um memorial que relacione as reflexões feitas durante a pós-graduação e sua prática pedagógica. A última disciplina do curso é destinada a ajudar os alunos na produção de seus memoriais.

 Círculos de leitura

O Círculo de Leitura, atividade que prevê a leitura de um livro por bimestre, oferece uma experiência colaborativa centrada na leitura de obras de ficção e não ficção. Os encontros bimestrais têm o objetivo de promover discussões sobre as obras selecionadas, com a participação de convidados, como autores e especialistas. A proposta é criar um ambiente dinâmico de diálogo e troca de ideias, permitindo aos participantes explorar diversas perspectivas e aprofundar a compreensão dos textos.

Os encontros são interativos e baseados em uma orientação de leitura prévia fornecida aos participantes. Cada sessão inclui uma roda de conversa sobre a obra, mediada pelo/a convidado/a, com ênfase na troca de ideias e reflexão conjunta. A abordagem busca evitar formatos unilaterais ou meramente expositivos, promovendo uma discussão rica e envolvente.

Eventos

A pós-graduação Formação de Escritores, com seus cursos de Ficção, Roteiro e Ler e Escrever em Espaços Educativos, promove eventos ao longo do ano. Alguns são abertos ao público, como o ciclo Conferência Vera Cruz sobre Escrita, e outros são exclusivos para alunos e ex-alunos, como os encontros dos Círculos de Leitura. As atividades do curso Ler e Escrever em Espaços Educativos serão realizados sempre à distância. Os eventos das demais pós-graduações (Ficção e Roteiro) podem ser presenciais ou à distância. Conheça alguns eventos recentes, clicando aqui.

Disciplinas
  • Reflexões sobre a prática de oralidade

    Qual a relação da linguagem oral e a escrita? Como traduzir o discurso oral no texto escrito? Esta disciplina discutirá os gêneros orais e sua relação com a escrita. Para isso, explorará as operações de retextualização de textos orais em textos escritos e abordará a criação de roteiros para blogs e podcasts, promovendo uma integração prática e crítica entre oralidade e escrita em diferentes contextos educativos e de mídia. A disciplina pretende, assim, aprimorar as práticas pedagógicas de seus participantes no trato da comunicação oral e da sua representação pela escrita.

  • A constituição do texto: modelos e rupturas

    Textos desempenham funções sociais específicas e se apresentam com formatos distintos em diferentes situações de comunicação: são notícias, reportagens, mensagens, posts, contos, romances etc. Reconhecemos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos porque os lemos e escrevemos constantemente. Ao escrever, podemos nos guiar por esse conhecimento e esses modelos. Mas podemos romper com eles? Essa é a principal questão que será abordada pela disciplina. Para isso, serão discutidos diferentes gêneros e os tipos ou sequências textuais que marcam cada gênero, as circunstâncias sociais em que eles existem e as rupturas possíveis como atos criativos.

  • Reflexões sobre a prática de leitura

    Intervenções pedagógicas antes e durante a leitura podem melhorar a compreensão de textos. Com base em estudos experimentais, a disciplina discutirá a importância de apoio contínuo e direcionado e o uso de estratégias adequadas para formar bons leitores. Os estudantes enfrentarão desafios práticos que concorram para a descoberta de soluções que alinhem a teoria com a realidade da sala de aula, visando aprimorar a interação entre professores e alunos na construção do entendimento textual.

  • Reflexões sobre a prática de produção de textos

    O texto é parte de um complexo processo de produção de sentidos, em que sujeitos são constituídos no e pelo discurso (autor e leitor). A disciplina refletirá sobre esse processo do ponto de vista de quem escreve: as atividades cognitivas desenvolvidas pelo escritor enquanto escreve e como ocorrem a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades necessárias para escrever durante a vida escolar.

  • Reflexões sobre a prática de análise linguística/semiótica

    Esta disciplina explora a análise linguística e semiótica, evidenciando como a linguagem é moldada por contextos sociais. A partir do entendimento da linguagem como espaço de interação social, a disciplina relacionará a análise dos elementos linguísticos às práticas de leitura, oralidade e produção de textos, capacitando os participantes para uma compreensão crítica e diversificada da língua em uso.

  • Métodos e possibilidades didáticas para o ensino da leitura e da escrita

    Ler e escrever são atividades complexas que envolvem aprendizagem de habilidades específicas. Quais os métodos e possibilidades didáticas para o ensino da leitura e da escrita? Esta disciplina, com foco na aplicação de sequências didáticas e na abordagem dos multiletramentos, pretende capacitar os participantes a utilizar estratégias diversificadas e integradas, considerando a multiplicidade de gêneros textuais e as diversas formas de linguagem.

  • Ser autor: literatura e escrita criativa na escola

    Como se dá a criação de textos literários? O que chamamos de criação literária? Esta disciplina pretende desmistificar a produção literária e trabalhar técnicas de estímulo à criação, assim como o desenvolvimento de percepções conceituais e artísticas que possibilitem o controle da criação e do projeto literário individual de cada aluno/a. A partir da experiência dos alunos na posição de autores, o grupo refletirá sobre a aplicabilidade dos conceitos de escrita criativa na atuação dos alunos como professores.

  • Ler e escrever ficção

    Escrever ficção permitirá aos estudantes explorarem recursos literários que darão visibilidade às intenções que, como autores, querem imprimir em suas narrativas. A leitura, por outro lado, permite o reconhecimento do uso que outros escritores de ficção fazem desses mesmos recursos. A disciplina proporcionará, além da experiência de leitura e escrita, a oportunidade de reflexão sobre a aplicação em sala de aula dessa aprendizagem. Ler e escrever ficção também permitirá aos estudantes refletir sobre temas como autoria, processo criativo, revisão, apreciação crítica de textos ficcionais.

  • Ler e escrever não ficção

    Os textos de não ficção tratam de fatos da vida real. São notícias, reportagens, ensaios, biografias, memórias etc. Escrever e ler esses textos requer habilidades específicas para compreender como a abordagem de um dado da realidade pode ser criativa. A disciplina proporá a leitura desses textos, com o intuito de observar como as narrativas não ficcionais funcionam, o que poderá alimentar seus exercícios de escrita e a experimentação dos desafios dessa tarefa. Ao mesmo tempo, a disciplina estimulará os participantes a estabelecerem conexões entre sua experiência de leitores e escritores e o tratamento que podem dar aos textos não ficcionais em sala de aula.

  • Ler e escrever poemas

    Ler e escrever poemas exige sensibilidade estética e competência técnica. Para compreender as estruturas poéticas e os recursos estilísticos, a disciplina exercitará a leitura e a escrita dos estudantes, explorando a poesia como forma de expressão pessoal e artística. A partir da experiência e conhecimento adquiridos, o grupo discutirá o ensino da escrita de poemas em sala de aula.

  • Ler e escrever ensaios

    O ensaio é um gênero que se apoia na argumentação para a defesa de pontos de vista e a elaboração de hipóteses que representem um modo de pensar autoral sobre o tema tratado. Esta disciplina visa desenvolver habilidades de leitura e escrita de ensaios críticos e reflexivos, dominando as técnicas de argumentação e a construção de uma voz autoral, e aplicando esses conhecimentos na análise de temas complexos e na produção de textos ensaísticos. A partir da experiência e conhecimento adquiridos, o grupo discutirá o ensino da escrita de textos ensaísticos em sala de aula.

  • Oficina de produção do memorial de curso (TCC)

    Esta disciplina visa orientar os alunos na elaboração de seus memoriais de curso, integrando as reflexões e aprendizagens desenvolvidas ao longo do curso em um texto coeso e articulado, que demonstre a trajetória formativa e as contribuições para sua prática docente.

Revista Revera

Revera – Escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz difunde ensaios acadêmicos e textos literários relacionados aos temas do processo de escrita nas suas diversas manifestações, incluindo a formação de escritores e o ensino da escrita, bem como sua interconexão com a teoria literária e a literatura comparada. A revista está disponível online, gratuitamente. Clique aqui para acessar todas as edições da Revera.

Inscrições

Faça parte da turma 2025:

Corpo docente

  • Marcia Fortunato

    Coordenadora

  • Maria José Nóbrega

    Coordenadora

  • Bruno Zeni

    Professor

  • Carol Zuppo Abed

    Professora

  • Cristina Coin

    Professora

  • Fabrício Corsaletti

    Professor

  • Gabriela Aguerre

    Professora

  • Ingrid Fagundez

    Professora

  • Livia Lakomy

    Professora

  • Roberto Taddei

    Professor

  • Silvana Tavano

    Professora

  • Luiz Venâncio

    Professor

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